Sobre a Fundação

História de superação, saga, caso único no mundo: a narrativa sobre as últimas sete décadas de existência dos Suábios do Danúbio em Entre Rios pode ser descrita de diversas formas. Em todas elas, contudo, sobressairá a capacidade de inspirar, surpreender e emocionar.

Com a responsabilidade e a satisfação de manter essa história viva e pulsante, criou-se a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) em 7 de agosto de 2001, na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios (Guarapuava – PR).

Dezenas de tradições e costumes, o dialeto suábio, o idioma alemão: tudo se mantém fielmente preservado, com o objetivo de repassar esse amplo contexto cultural às futuras gerações, além de torná-lo conhecido a visitantes, parceiros e clientes.

Grupos culturais compostos por integrantes descendentes de suábios, de todas as faixas etárias, dão dinamicidade e cores comunitárias ao estilo de vida trazido pelos pioneiros, desde o Leste Europeu até o interior do Paraná.

As raízes dos Suábios do Danúbio se espalham por um complexo cultural, que inclui um teatro, uma rádio comunitária, espaços culturais multifuncionais, um centro de jovens e o Museu Histórico de Entre Rios.

Raízes vastas e profundas, que reforçam o objetivo sociocultural de uma Fundação que surgiu para preservar, mas também para difundir e integrar a cultura suábia ao alcance de todos os membros da comunidade.

FCSB em números

Visão

Ser uma instituição reconhecida pela excelência na valorização e preservação da memória suábia integrada à cultura brasileira e pela produção, difusão e democratização cultural e educativa.

Zu einer hoch angesehenen Institution werden, die die donauschwäbische Überlieferung als einen integralen Bestandteil brasilianischer Kultur wertschätzt und bewahrt, zugleich aber auch durch ihr kulturelles Wirken zur Verbreitung und Demokratisierung von Kultur und Bildung beiträgt.

Missão

Promover à comunidade atividades de difusão das tradições e costumes suábios integrados à cultura brasileira, proporcionando o desenvolvimento humano por meio da prática e da participação de atividades culturais.

Die donauschwäbische Kultur als Teil der brasilianischen Kultur mit ihren Traditionen und Bräuchen zu pflegen und zu verbreiten sowie die persönliche Entwicklung durch Ausübung und Beteiligung an kulturellen Aktivitäten zu fördern.

Funsação Suábios

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS