Inaugurado em 5 de janeiro de 2012, o Museu Histórico de Entre Rios preserva objetos históricos e documentos valiosos, expostos com o auxílio de tecnologia interativa, em um ambiente modernamente estruturado. Anualmente, a instituição recebe uma média aproximada de 10.000 visitantes, que têm a oportunidade de conhecer tanto as atraentes instalações quanto a história única dos Suábios do Danúbio, desde o século XVIII no Sudeste europeu, ao presente, no Brasil.
A tecnologia possibilita que durante as vistas possam ser exibidos vídeos históricos, como, por exemplo, as imagens da fuga em 1944 e as da chegada ao Brasil em 1951. As fotografias, que retratam a história a partir da década de 1920, apresentam o mesmo propósito: oferecer uma experiência mais vivaz aos visitantes.
Os objetos conservados foram doados ao longo das décadas por pessoas da comunidade de Entre Rios e do exterior, e receberam em 2012, pela terceira vez, um novo lar. O primeiro Museu Histórico foi inaugurado durante as comemorações de 20 anos de Entre Rios (1971), o segundo nos 40 anos (1991) e o atual na festa de 60 anos do distrito. Apesar de ter sido planejada juntamente com a instalação do Centro Cultural Mathias Leh, a nova estrutura não construída àquela época, em 1991.
Uma vez que os antigos escritórios da Agrária, que abrigavam o museu, não atendiam mais às condições necessárias para a segurança dos objetos históricos, optou-se, em 2010, pela edificação de um novo museu, iniciada em 2011. A inauguração do Museu Histórico durante as festividades dos 60 anos de Entre Rios finalizou o bem conduzido trabalho e iniciou um novo capítulo para a preservação e difusão da história dos Suábios do Danúbio.
A média anual de 10.000 visitantes jamais havia sido alcançada antes, mas tornou-se uma constante desde então. Estas pessoas, oriundas das mais variadas regiões do Brasil e do mundo, por consequência, passam a visitar e conhecer também Entre Rios e suas peculiaridades.
As visitas ao museu podem ser feitas com a presença de uma guia, que acompanha os visitantes durante o tour, contando sobre a imigração ao Sudeste europeu até os dias atuais. Além disso, os interessados podem se inspirar pelo tour virtual, no seguinte endereço: http://www.suabios.com.br/tour.
O prédio do Museu Histórico de Entre Rios é anexo ao Centro Cultural Mathias Leh, na Avenida Michael Moor, e oferece interessantes visitas, que corroboram para que a história de vida única dos pioneiros suábios e de seus antepassados seja preservada, documentada e difundida.