Programa Cultural da Festa da Cevada enaltece relação entre os suábios e o Rio Danúbio

12/10/2018

Ao longo dos séculos, o Rio Danúbio desempenhou papel fundamental no desenvolvimento econômico, cultural e social de inúmeras civilizações europeias. Ainda hoje, dez países são banhados pelas famosas águas azuis, sendo que praticamente todos possuem alguma relação com a história dos Suábios... do Danúbio. Justamente por essa proximidade entre a etnia da qual descende a população de origem germânica de Entre Rios e o segundo maior rio do Velho Continente, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) escolheu a temática “Uma viagem pelo Rio Danúbio” como pano de fundo do Programa Cultural, que integra a Festa da Cevada 2018. O evento será realizado no próximo dia 12 de outubro, às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh. O enredo, escrito por Klaus Pettinger em alemão e português, conta a história do encontro entre um poeta e turista suábio, apaixonado pelo Danúbio, e o próprio curso d’água, que, ranzinza, se implica com turistas poetas. A peça cômica conduz a programação, que contará com 14 apresentações dos grupos culturais de música, dança, canto e teatro da FCSB. Além de ressaltar a proximidade histórica e cultural entre os suábios e o Danúbio, o programa terá ainda um momento especial: a abertura do primeiro barril de chope da Festa da Cevada 2018. Na sequência, o público é convidado a participar do Festival Gastronômico, com bebidas e pratos típicos.O evento é aberto ao público, sendo aceitas contribuições espontâneas.

Festa da Cevada 2018
A tradicional Festa da Cevada tem início no dia 11 de outubro, às 19h30, no Centro Cultural Mathias Leh, com uma Programação Ecumênica e abertura da exposição “Com um sonho na mala”, no Museu Histórico de Entre Rios. No sábado, dia 13, será realizada a tradicional Peixada e Baile Suábio, no Vittace Centro de Eventos, em Guarapuava, a partir das 20h.
E no domingo, dia 14, será servido almoço típico, com Gulasch e estrogonofe, no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, na Colônia Vitória – promovido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Colônia Cachoeira.


Outras notícias

Foles e Acordes: uma noite ao som do acordeom
Sempre que toca, o timbre do acordeom evoca uma atmosfera ancestral e tradicional. Afinal, a gaita é um...
Fundação Cultural recebe concerto “Coisas de flauta e piano” do Duo 2Feb8
Há fatos na vida difíceis de distinguir, se são mera coincidência ou destino. Caberá ao público decidir no próximo dia 15 de junho, às 19h30, no...
Nova fase de exposição fotográfica mostra os primeiros anos da Colônia Vitória
A exposição fotográfica “Entre Rios: construída com o arado”, que reúne uma coletânea de imagens ampliadas dos primeiros anos da colonização pelos...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Viviane Schüssler (Gerente)
E-mail: vivianes@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS