4. Encontro Mundial dos Suábios

12/08/2019

De Ines Szuck*

O 4º Encontro Mundial dos Grupos Culturais dos Suábios do Danúbio iniciou em Baje com muito sol, música e dança. O encontro deste ano teve como tema "Suábios apoiem-se” e ocorreu de 24 de julho a 7 de agosto. Stefan Ihas, Presidente da Associação Mundial dos Suábios do Danúbio, explicou o motivo do tema deste encontro: "Defenda o que você é e de onde você vem. Viva as tradições e costumes de seus antepassados e leve-os com confiança para o futuro".

Para Heidi e Rick Mueller do Canadá é uma preocupação especial, transmitir aos seus filhos, o que é ser um suábio.

Eles estão participando pela terceira vez e gostaríam de estar presentes nos próximos encontros também. "É preciso conhecer suas raízes e saber de onde você vem para saber quem você é. Queremos mostrar aos nossos filhos onde e como nossos antepassados viveram, dançaram e cantaram. Através desses encontros, esperamos despertar nos nossos filhos a curiosidade e o entusiasmo pela tradição Suábia".

No 4º Encontro Mundial, foi uma ampla oportunidade de conhecer a cultura, tradições e costumes dos antepassados. A programação reuniu diversas atividades como, canto, dança, conhecimento histórico, preservação dos trajes, bem como aprender a fazer pratos típicos como a salsischa e o Strudel. A primeira parte do programa, os participantes dos EUA, Entre Rios/Brasil, Alemanha e Áustria passaram no Centro Cultural Húngaro-Alemão em Baje.

Foram feitas diversas viagens a Nadwar, Hajosch, Bohl, Schomberg, Mohatsch, Großnaarad e Seetsche para conhecer a cultura e o trabalho dos grupos húngaro-alemães locais. Aliás, um evento especial no primeiro fim de semana, foi o batizado da “Ulmer Schachtel” – embarcação típica usada pelos Suábios.

A segunda parte do programa levou os participantes a Hatzfeld na região conhecida como Banat – região que é formada hoje pelos países Romênia, Servia e Hungria – para vivenciar as tradições dos Suábios desta região. Dentre as atividades, ocorreu uma peregrinação a Maria Radna, uma visita à feira paroquial em Warjasch bem como uma visita a Nitzkidorf, para conhecer a casa de Herta Müller. De volta à Hungria, foi proporcionado um passeio de barco pelo rio Danúbio em Budapeste e a visita na pequena comunidade da Suábia, Taks.

*Responsável pela preservação dos costumes (Associação Regional de Baden-Württemberg e da Associação dos Suábios da região de Banat).


Outras notícias

Centro Cultural: Um Novo Olhar
O atual cenário de pandemia chegou até nós de maneira inesperada, freou a humanidade de forma abrupta. Entre fórmulas sanitaristas...
Instrumentos de Sopro de Metal
Os instrumentos de sopro são muito antigos e provavelmente surgiram quando os homens primitivos sopraram ossos e bambus e descobriram que podiam produzir...
O poder da música ao vivo
A música está presente na humanidade nos rituais, danças e cerimônias desde tempos imemoriais. Ela possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos,...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326 - Marlene Zimmermann Lehmann
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS