Benefícios de Estudar um Instrumento na Infância

18/12/2020

Benefícios de Estudar um Instrumento na Infância


Já considerou por que é importante encorajar as crianças a aprender um instrumento? Os benefícios são muitos.

Além da habilidade de tocar, os pequenos artistas desenvolvem caráter. Também fortalecem outras habilidades que são essenciais na escola e na vida diária.

Disciplina

Quando se aprende um instrumento, é essencial tocar frequentemente. Para ver o máximo de progresso, a criança precisa criar o costume de praticar as músicas trabalhadas durante a aula. O ideal é ensaiar em casa todos os dias.

Quando os pais e professor efetivamente estimulam a criança a praticar diariamente, ela aprende uma rotina saudável. Através desta experiência, ela passa a entender que tal disciplina traz resultados. Ela está formando valores para a vida.

Responsabilidade

O estudo de um instrumento musical exige responsabilidade. A criança aprende a cuidar do instrumento para evitar danos. Também precisa lembrar de trazer o instrumento e partituras a cada aula e chegar pontualmente.

Persistência

Quando aprendemos um instrumento, erros fazem parte do processo. No início, muitos alunos se desanimam com as falhas. O professor que desenvolve um relacionamento forte com o aluno tem a capacidade de mostrar que erros nos ajudam a crescer.

O professor guia o aluno a identificar por que errou e tentar novamente até conseguir. Desse modo, a criança passa a ter coragem para enfrentar suas dificuldades e persistir.

Autoestima

Não são todos que sabem tocar um instrumento musical. E para a criança que descobre que consegue, é uma grande conquista. Esse sucesso ajuda a aumentar a autoestima do aluno, especialmente se ele tem passado por dificuldades na escola ou na vida familiar.

Memória

O estudo da música estimula a memória. A complexidade de cada instrumento requer que uma pessoa lembre os nomes das notas, os valores delas, a postura correta, as posições exatas dos dedos, entre outros.

Com treino persistente, a criança internaliza esses fatores, fortalecendo a memória que, por sua vez, favorece o sucesso acadêmico. Assim, a criança se prepara para a vida adulta.

Coordenação Motora

Muitos instrumentos requerem movimentos minuciosos que dependem da coordenação motora fina. Alguns também envolvem atividade de músculos maiores (coordenação motora grossa). As habilidades que as crianças desenvolvem na infância servirão para facilitar as atividades que necessitam fazer como adultos.

Concentração

A criança que estuda um instrumento aprende a se concentrar ao ponto de conseguir controlar as ações das duas mãos. As mãos agem independentemente, mas de forma coordenada. O ganho na área de concentração pode levar a melhoras no rendimento escolar.

Criatividade

Estudos mostram que crianças que tocam um instrumento desenvolvem uma criatividade maior. Aprendem a resolver problemas práticos, habilidade essencial para a vida diária.

Colaboração

Durante a aula, o aluno precisa interagir com o professor de forma a aprender músicas cada vez mais complexas. Quando a criança faz aula em grupo, ela aprende a tocar no mesmo ritmo que os outros e se adaptar à afinação do grupo. Esta experiência em colaboração serve para preparar os alunos para a vida adulta.

Recapitulando

Estudar um instrumento traz muitos benefícios que vão além de simplesmente saber tocar. A criança desenvolve seu caráter e autoestima, bem como habilidades motoras, cognitivas e sociais.

Bethany B.S. Villalba

Professora de música e psicopedagoga


Outras notícias

Estudantes recebem livro didático sobre a história dos suábios
A Fundação Cultural Suábio-Brasileira tem como missão promover a história e as tradições dos suábios. Uma das maneiras...
Inauguração do Horto Florestal na Colônia Vitória
Entre Rios conta, desde agosto de 1992, com um horto florestal que, desde essa data, é mantido e subvencionado pela Cooperativa Agrária. No decurso...
Aniversário de 45 anos do Parque Recreativo Jordãozinho
“Em 22 de fevereiro de 1976, foi solenemente entregue este parque recreativo para a promoção da juventude e para o bem-estar de toda a Colônia de Entre...

Parceiros:

Realização:

bandeira nacional brasileira

Localização
Avenida Michael Moor, 1951 – Colônia Vitória, Entre Rios,
CEP 85139-400 Guarapuava – PR.
Telefone
++55 (42) 3625 8326
++55 (42) 3625 8320 - Josiane Richter (Coordenadora)
E-mail: jrichter@agraria.com.br
Horário
Horário de funcionamento da Fundação Cultural Suábio-Brasileira:
Segunda à sexta-feira: 8h às 17:30h
(intervalo das 12h às 13h).
Horário
Horário de funcionamento do
Museu Histórico de Entre Rios: 
Segunda à sexta-feira: 8h às 17h
(intervalo das 12h às 13h) e
sábados, das 13h às 17h.
Telefone: ++55 (42) 3625 8328 /
e-mail: museu@agraria.com.br
© 2014 - Fundação Cultural Suábio-Brasileira - Produzido por BRSIS